LIVROS EM SEGUNDA MÃO, CULTURA PARA TODOS

A Stuffout é um projeto dedicado aos livros em 2ª mão. Procuramos prolongar o ciclo de vida dos livros e tornar a literatura radicalmente mais acessível. Acreditamos que ao oferecer a maior variedade de livros, através do maior número de plataformas, com um serviço de qualidade e a preços acessíveis conseguiremos promover tanto a sustentabilidade como a paixão pela leitura dentro da nossa comunidade. A nossa missão é contribuir para um mundo onde os ler é cada vez mais fácil, habitual e ao alcance de todos.

APAIXÃO PELOSLIVROS, A ECONOMIA CIRCULAR E A INOVAÇÃO ENTRAM NUM BAR

Este projeto nasceu quando a paixão pelos livros se uniu a um interesse pela economia circular.

Acreditamos no valor do livro enquanto objeto de entretenimento, mas também enquanto objeto de conhecimento e criador de comunidade. A paixão pelos livros sempre nos acompanhou. Desde sempre gostámos de livros, de estar no meio deles, de ao longo dos tempos guardar nas estantes os mais nos marcaram, aqueles que têm em si um capítulo ao qual de tempos a tempos queremos voltar. Na mesa de cabeceira, na sala, no escritório pequenas pilhas dispersas, entre os que estamos a ler e aquele que comprámos, mas ainda não começámos. Crescer a cada livro lido. Partilhar leituras, gostos e preferências e recomendações com os outros. É um gosto e um privilégio – viver e trabalhar entre os livros.

A economia circular é acreditar que um objeto usado não é um objeto em fim de vida. Que um
livro uma vez lido não se torna inútil, antes pelo contrário ganha valor. É compreender a urgência em redefinir novos modos de consumo que não se baseiem em bens descartáveis e acreditar no valor da partilha e da reutilização. O modelo de negócio da Stuffout passa por aplicar a economia circular ao livro – um pouco por todo o país procuras e recolhemos livros outrora lidos. Depois, encontramos um novo leitor, para cada um deles.

O que fazemos não tem nada de fundamentalmente novo. Os livros existem há pelo menos
5000 anos, e desde esse momento que se têm vindo a comprar, vender e revender
das mais diferentes formas. Acreditamos apenas que com um pouco de criatividade e inovação podemos talvez fazer chegar mais livros, a mais leitores, de forma mais fácil.

DE UMA PEQUENA IDEIA NUMA GARAGEM ATÉ AOS DIAS DE HOJE

Criada em 2019 numa pequena garagem a Stuffout propunha-se desde inicio a superar os desafios da economia circular de forma diferente, assumindo a responsabilidade de toda a cadeia logística, permitindo assim trazer os melhores padrões de qualidade, confiança e eficiência da economia em primeira mão para a economia circular com a vantagem de preço e sustentabilidade que só são possíveis num modelo circular.

Em 2019 o primeiro passo passou por aplicar os princípios à própria garagem onde tudo começou. Tudo o que podia ser reaproveitado como as estantes, mesas ou caixas foi reaproveitado, de seguida tudo o que poderia ser vendido (roupas já não usadas, a bicicleta de infância, brinquedos e claro alguns livros) foi vendido e o restante foi reciclado.

A partir dai começou um percurso de compra e venda de artigos em segunda mão que de forma natural acabou por se dedicar em exclusividade aos livros, que em virtude de uma pandemia se expandiu para o online e que ao longo do tempo ganhou novos escritórios, armazéns, novos clientes e centenas de pessoas que de uma forma ou outra se dedicaram a colaborar e tornaram este projeto possivel.

Saiba mais sobre como funcionamos!