A Nossa Livraria no Príncipe Real

Rua da Quintinha 70c – Príncipe Real – Lisboa

De Segunda a Domingo  |  11H00 – 19H00

 

"Percorrer as estantes, encontrar um livro que nos chama a atenção e ficar sentado/a a ler, sem pressa. Mais do que uma simples livraria queremos ser um espaço de leitura." - Foi com este mote que decidimos que era tempo de saltar do online para uma loja junto à Praça das Flores.

Em maio de 2021, após muitos meses a trabalhar a partir da mesma cave de onde lançámos o nosso projeto e a partir da qual enviámos tantos livros para todo o país, decidimos que queríamos algo mais.

Uma loja online tem grandes vantagens – está aberta 24 horas por dia, está à distância de um “click”, quer viva o leitor no centro de uma grande cidade com dezenas de livrarias ou numa aldeia isolada a 40 minutos de viagem da livraria mais próxima, e acima de tudo é possível de gerir a partir de uma cave!

No entanto, em maio de 2021 percebemos que precisávamos de algo diferente. Queríamos conhecer os nossos clientes cara a cara, falar de gostos literários e de autores, ou de o tempo estar com cara de quem vai chover mais logo.

A Andreia que já muitos conhecem, juntou-se à nossa equipa e desse momento à abertura de portas foram 2 meses de duro trabalho. Aprendemos novas rotinas e responsabilidades e aos poucos fomos ganhando confiança na nossa aposta.

Depois abrimos as portas timidamente, era a nossa primeira vez e queríamos ter a certeza de que corria tudo bem. Estávamos expectantes, pois queríamos que este espaço fosse algo tão especial para os nossos clientes como é para nós. Nesse dia lançámos este post:

 Na descrição dissemos: 

Esta loja é mais do que um passo em frente na nossa missão de tornar a compra de um livro algo fácil, comum e acessível a todos. Esta loja é também o concretizar de um sonho pessoal. Não há melhor sensação do que nos dedicarmos de corpo e alma a um projeto e vê-lo ganhar forma diante dos nossos olhos. Há 7 meses trabalhávamos a partir de uma cave e estávamos a lançar um site de venda de livros em segunda mão. Agora estamos a abrir a nossa primeira livraria.

Construímos tudo isto com as nossas próprias mãos e as últimas semanas foram passadas a preparar este espaço. Dias e noites a montar estantes, inventariar livros, montar iluminação e a preparar tudo para vos receber. Tal não teria sido possível sem a ajuda incansável de inúmeros amigos que nos ajudaram nestes últimos tempos. Por isso, queremos-lhes agradecer. Agradecer à Maria R. Andrade pela sua visão e mérito arquitetónico ao ter conseguido traduzir em desenho a nossa visão para a Livraria Stuff Out. Agradecer às gentes do bairro pela receção calorosa e por toda a amabilidade demonstrada desde o primeiro dia.

Esperamos que gostem do nº70c da Rua da Quintinha tanto como nós!"

 

Passados 3 meses, o sonho e a vontade mantêm-se. Os dias fizeram-se de vizinhos acolhedores, de pessoas que nos visitavam com curiosidade e outras com surpresa.

Aprendemos muito convosco, recebemos sugestões, adaptámo-nos e começamos a perceber as necessidades da nossa comunidade. Com as vossas leituras descobrimos a profundidade dos livros que tínhamos nas nossas próprias estantes, com os vossos gostos desenvolvemos a nossa cultura, e com o vosso apoio sentimo-nos impelidos a fazer ainda mais. 

Outubro de 2021